O sol

A principal expressão do indivíduo. Mostra as qualidades de liderança e sucesso. Representa o princípio masculino, o pai, o marido e os homens em geral. O Sol rege a saúde, os princípios vitais, a autoridade e os chefes, os altos postos, a nobreza, a alta administração, o progresso, a dignidade, a energia, o senso de identidade e a capacidade de experiência. Sua ação é fortificadora e vitalizadora. O posicionamento do Sol no mapa indica a vida e o coração do horóscopo, onde você deseja brilhar.


Vênus

Nunca localizado a mais de 46° de distancia do Sol. Vênus é o planeta do amor; antigamente era chamado pequeno benéfico. Rege a arte, a cultura, a estética, as posses, os parceiros, a beleza, o charme, o bom gosto, o sentimentalismo, os doces e o açúcar, a cor, a harmonia, a poesia, as pinturas, as jóias, o canto, o drama e a música. A ação de Vênus é suave e harmoniosa. Governa os contatos emocionais, a ternura, o caráter moral, o casamento e as uniões de todos os tipos; assim como a sociabilidade, o temperamento, os luxos, o prazer e a apreciação. Vênus é o planeta do amor e da sensualidade, não do sexo. O posicionamento de Vênus no mapa mostra do que você realmente gosta.

Mercúrio

Nunca localizado a uma distância superior a 28° do Sol. Considerado neutro. Rege a razão, a capacidade de comunicação, o intelecto, a percepção, a destreza, a racionalização, a transmissão, as palavras, opiniões e percepções sensórias. Sua ação é rápida, incerta, inconstante. Lida com viagens (principalmente viagens curtas), irmãos e irmãs, crianças, serviços de escritório, fala, escrita, contabilidade, secretárias, atividades com os vizinhos, cartas e serviço postal, meios de transporte, comércio, capacidade emocional e técnica. O posicionamento de Mercúrio no mapa mostra onde e como você se comunica melhor.

A lua

A influência da Lua no mapa é muito importante porque ela é o planeta mais próximo da Terra e se move rapidamente pelo zodíaco. Representa o princípio feminino: mãe, esposa e mulheres em geral. Instintos, humor marés, fases, receptividade, flutuações, sentimentos, padrões de hábitos, ações reflexas. Sua ação oscila e muda. Governa os interesses pessoais, os desejos, as necessidades, o magnetismo, o crescimento e a fertilidade, a necessidade de contato, a impressionabilidade e a consciência. Rege os líquidos, as mercadorias, a navegação, a fabricação de bebidas, a enfermagem, os comerciantes e o público em geral. A colocação da Lua no mapa mostra onde você está sujeito a altos e barros emocionais.

Planetas retrógrados

A palavra retrógrado significa movimento para trás (retro = para trás; gradi = ir). Mas como é possível um planeta andar para trás? Afinal de contas, sabemos que tudo, no nosso sistema solar, tem num movimento eclíptico para a frente. O planeta retrógrado não inverte subitamente seu movimento e anda para trás; apenas aparenta fazê-lo. Essa aparência se deve ao fato de, quando esses planetas diminuem seu movimento longitudinal (conforme visto da Terra), parecem primeiro tomar-se mais lentos e depois andar para trás. Esse fenômeno pode ser mais bem explicado se pensarmos em dois trens correndo paralelamente uni ao outro. Se alguém estiver sentado no trem mais rápido, primeiro vai ter a impressão de que o trem mais lento está parado, depois, de repente, que o trem mais lento está andando para trás. Vênus, por exemplo, leva 224 l dias para completar sua órbita em torno do Sol. A Terra, como todos sabem, leva 365 y dias. Assim, em algum ponto, Vênus será o trem mais rápido ultrapassando a Terra. Porém, da Terra, parecerá que Vênus está, primeiro, parado e, depois, andando para trás. Como Marte leva 22 meses ou quase dois anos para completar sua órbita, agora a Terra será o trem mais rápido, enquanto Marte parecerá diminuir de velocidade e, finalmente, retrogradar.
Essa mesma ilusão de óptica acontece às vezes quando um planeta muda sua posição angular em relação à Terra. Como julgamos nossos horóscopos do ponto de vista da Terra, temos que levar em conta essa ilusão e registrar esse fato.
Esse movimento retrógrado tem três estágios. Quando o planeta aparentemente diminui a sua marcha, acaba se tomando estacionário. Você vai notar que nas efemérides alguns planetas permanecem no mesmo grau um, dois ou três dias, às vezes mesmo uma semana ou mais. O segundo estágio é o retrógrado. Quando ele se prepara para fazer a volta, observamos um segundo período estacionário, e em seguida o planeta parece andar nova-mente à frente. Certifique-se de anotar, no seu horóscopo, Rx ou D e SRx quando o planeta
está parado ou pronto a retrogradar, e SD quando esta parado e pronto para mover-se à frente. Esses diferentes movimentos podem ser encontrados nas efemérides, conferindo-se alguns dias antes e alguns dias depois. Nos antigos ensinamentos astrológicos, atribuíam-se aos planetas retrógrados características tais como debilitação, fraqueza, infortúnio e outros significados terríveis. Observando o movimento retrógrado nos horóscopos, os astrólogos modernos constataram que esses termos dificilmente se aplicam. Use a sua
própria lógica (o que é uma constante insistência nossa) e analise os fatos por si mesmo. Se o planeta está retrógrado, não está se movendo da forma costumeira. Portanto, sua ação é menos evidente, menos aberta, muito mais voltada para dentro. Em alguns casos, isso pode ser uma bênção; em outros, pode retardar o
processo externo de amadurecimento. Quando há muitos planetas pessoais (Mercúrio, Vênus, Marte) retrógrados no mapa natal, a verdadeira natureza da pessoa é menos manifesta no exterior, porque grande parte da atividade ocorre no interior. Se um planeta Rx rege o Sol, a Lua ou o Ascendente, a pessoa pode
parecer tímida ou demonstrar um pouco de hesitação quando confrontada com situações novas. Os horóscopos têm, em média, dois planetas retrógrados. Os alunos nos perguntam o que acontece quando não há planetas retrógrados. O Sol e a Lua são luminares, não planetas, e nunca aparentam estar em movimento retrógrado. 

Regente 10 n 2

Regente da décima na segunda. É provável que você ganhe dinheiro com sua carreira; quanto, e até que ponto isso vai ser importante para você, depende do destaque do regente no mapa e da sua habilidade para integrar os aspectos com o máximo proveito possível. Seus recursos e valores desempenham um importante papel no tipo de profissão que você escolhe. Temos dois casos em nossa clientela que ilustram o que queremos dizer. O primeiro é um homem com Touro no Meio-do-Céu, ou cúspide da décima Casa, e o regente Vênus em Libra na segunda, em conjunção com Netuno e em sextil com Júpiter. Ele adora coisas bonitas, inclusive alguns dos luxos que só o dinheiro pode comprar, e portanto quer ter urna boa renda, mas não à custa de executar um trabalho "sujo". E um artista muito talentoso, mas como as rendimentos assim obtidos são muito incertos, também é dono de uma galeria de arte, e se sai extremamente bem.

Regente 10 n 1

Regente da décima na primeira .O que quer que você consiga na vida vai ter de ser por sua própria conta. Pode ser que durante algum tempo você ande a reboque dos outros, mas, no fim das contas, para satisfazer seu ego, vai precisar agir por esforço próprio. O regente e seus aspectos vão indicar quanto tempo vai demorar, ou quanto você vai ter que trabalhar para chegar aonde deseja. Com esse posicionamento, existe em geral uma vontade de aparecer; urna atividade de bastidores, como a de um produtor ou diretor, não é o suficiente para você. Por essa razão, muitos políticos, bem como gente de cinema e teatro, têm o regente da décima na primeira.

Lua em peixes

palavra-chave emocionalmente instintivo
Você é muito suscetível às profundidades da experiência humana, é compreensivo e afetuoso em relação a todas as pessoas. Emocionalmente, é ingênuo e continuamente deixa de ver as falhas e deficiências dos outros. Entretanto, pode ser magoado com facilidade, e tende a chorar ou ter pena de si pelo menor motivo.
Não gosta de enfrentar os fatos fria e objetivamente, e seus relacionamentos vão ser prejudicados por causa da sensibilidade de suas emoções. As vezes, pode carecer de humor e de senso comum, e ficar como o
proverbial russo, que adora ficar triste. Seus sentidos podem enganá-lo por causa do seu romantismo e otimismo superdesenvolvidos; você usa as autênticas lentes cor-de-rosa. Como quer acreditar no melhor a respeito de todas as coisas, a verdade e a realidade o perturbam. Geralmente tem talento musical, poético e artístico. Dependendo dos aspectos, esta pode ser a pior ou a melhor posição da Lua. Se o posicionamento for favorável, proporciona a visão realista; se for desfavorável, pode causar total ilusão ou desilusão. Você é calmo, introvertido, afável e simpático com os desfavorecidos. E gentil, às vezes bonachão, irrealista e sonhador. Muda de ideia com freqüência; assim, pode ser difícil confiar em você, que se desencoraja e se deprime com facilidade. Esta é a posição mais psíquica da Lua, embora possa haver sofrimento e muitos obstáculos no caminho para atingir seus objetivos. Você precisa se sentir amparado e amado, e gosta de ter beleza, harmonia e conforto à sua volta, pois sofre em ambientes adversos. No mapa de uma mulher, o excesso emocional pode causar problemas de saúde. Uma mulher com esse posicionamento lunar pode casar tarde. Essa posição muitas vezes contribui para um silencioso magnetismo que atrai os homens. Um homem com a Lua em Peixes necessita de uma parceira devotada, afetuosa e simpática, que provavelmente terá uma influência forte e indispensável em sua vida privada, mas não necessariamente em sua carreira. Você vê a sua mãe como uma pessoa simpática, mas talvez demasiadamente envolvida com sua própria vida. Nem sempre você a enxerga com clareza, às vezes supervalorizando-a e às vezes subestimando-a.

Netuno nos signos

NETUNO EM ÁRIES
Netuno esteve pela última vez em Áries de 1861 a 1874. Este transito trouxe a invenção da dinamite, da metralhadora e da máquina de escrever. Durante este período ocorreram a Guerra Civil americana e a Guerra Franco-prussiana, e a primeira Lei do Sufrágio Feminino foi aprovada no Estado de Wyoming. A genética foi descoberta e aconteceu o grande incêndio de Chicago. 
As pessoas nascidas quando Netuno esteve pela última vez em Áries foram pioneiras em relação a muitos conceitos religiosos e filosóficos. Partilharam um grande senso de que tinham uma missão a cumprir. Expressaram uma forte imaginação, criatividade e autopercepção. Netuno aflito produziu esquemas repletos de falso orgulho e egoísmo e pessoas que almejavam a notoriedade.

NETUNO EM TOURO
Netuno esteve pela última vez em Touro de 1874 a 1887. Foi a era dos primeiros carros experimentais, do motor Daimier-Benz, da bicicleta, da lâmpada incandescente, do fonógrafo de Edison e do telefone. Trouxe a primeira loja de consumo de massa, assim como o pânico financeiro. 
Se você nasceu com Netuno em Touro, a sua abordagem das ciências e das artes é estética; gosta da música e da beleza, e entretanto possui um senso de negócios inato, grande necessidade de segurança e pode ser facilmente enganado pelos outros. Com aspectos de Plutão, você pode ter poderes curativos. Aspectos desfavoráveis com Netuno podem levar a preocupação com posses materiais, ou auto-ilusão e descuido nos assuntos financeiros.

NETUNO EM GÊMEOS
Netuno esteve pela última vez em Gêmeos entre 1887 e 1901. Esta foi a época do automóvel a vapor, do motor diesel, do primeiro aeroplano, do filme fotográfico, da eletrônica, do telégrafo sem fio e do rádio de Marconi, do submarino, do zíper, dos raios X, da psicanálise e da construção da torre Eiffel.
Se você nasceu durante esse trânsito, tem muitas teorias novas a respeito de comércio, viagens e comunicações. Alerta, inquisitivo e inquieto, você quer ter experiências novas e variadas e tem dificuldade em assentar raízes. Com aspectos desfavoráveis, pode se preocupar com valores superficiais, ser suscetível a influências externas, ser contestador, ladino, de mente estreita e fofoqueiro.

NETUNO EM CÂNCER
Netuno esteve em Câncer pela última vez de 1901 a 1915. Esse trânsito foi a época de levantes no México e na China, da I Guerra Mundial, do terremoto de San Francisco, da fundação dos escoteiros da América, da Lei De Alimentos e Remédios Puros, da descoberta das vitaminas e da teoria Da relatividade de Einstein.
Se você nasceu com Netuno em Câncer, tem fortes ligações com a terra seu lar e sua família. E idealista, emocionalmente sensível e protetor em relação aos outros. Decididamente um patriota, aberto às idéias místicas e religiosas, você está disposto a se sacrificar pelos outros. Com aspectos desafiadores, pode ser que você se tome auto-indulgente, pessimista e viva demasiadamente num mundo de fantasia, ou pode ter dificuldades em casa, talvez com relação a sua mãe.

NETUNO EM LEÃO
Netuno esteve pela última vez em Leão de 1915 a 1929. Essa foi a época da assinatura do tratado de paz de Versalhes, da revolução russa. do começo da Liga das Nações, do putsch da cervejaria na Alemanha, assinalando a ascensão do nazismo, da "lei seca" nos Estados Unidos, do caso Scopes em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da evolução, do primeiro plano qüinqüenal de Stalin, do vôo transatlântico de Lindbergh, da invenção do foguete, dos primeiros filmes sonoros e da descoberta da penicilina. Se você nasceu durante esse trânsito, suas inclinações básicas são românticas, idealistas e artísticas. Você tem aptidão para o entretenimento, uma queda pelo drama, uma tendência ao exagero e a disposição de tentar
de tudo pelo menos uma vez. A especulação é com você. Você idealiza o amor e gosta do namoro; deseja o poder mas não gosta de submeter-se à autoridade. Se Netuno estiver aflito, pode ser que você seja autoritário, subversivo e extravagante na busca do prazer. Pode sofrer por causa de casos de amor ou dos filhos.

NETUNO EM VIRGEM
Netuno transitou em Virgem pela última vez de 1929 a 1943. Durante esse período, o mundo assistiu o escândalo de Teapot Dome a respeito dos campos de petróleo nos Estados Unidos, o crack da bolsa de valores, a revogação da "lei seca", a entrada na era atômica, a queda do padrão-ouro, a aprovação da Lei de Segurança Social, a II Guerra Mundial e os tumultos raciais. O spray aerosol, os computadores, os barbeadores elétricos, a radiodifusão em FM e o radar foram inventados durante esse período.
A depressão da década de 30 frustrou em parte as faculdades criativas e imaginativas das pessoas nascidas durante esse trânsito. Se você nasceu com Netuno em Virgem, tem conceitos novos a respeito de saúde e condições de emprego. Pertence à primeira geração a aceitar a psiquiatria como parte da vida cotidiana. Provavelmente você vivencia uma forte tensão entre a razão e a emoção, e pode ter dificuldade em aceitar
responsabilidades, o que pode levar à fuga pelas drogas ou outros meios psicodélicos. Com aspectos desfavoráveis, você pode ter colapsos e neuroses. Você é crítico e é capaz de destruir o que é velho com rapidez, antes de ter algo novo para colocar em seu lugar. Entretanto, também pode ser um grande humanitário e lutar por causas válidas.

NETUNO EM LIBRA
Netuno esteve em Libra de 1943 a 1956 e anteriormente de 1778 a 1792. Esse período trouxe o fim da II Guerra Mundial, a formação das Nações Unidas, a lei do trabalho Taft-Hartley, o plano Marshall, o Estado
de Israel, a perseguição do senador Joe McCarthy a supostos comunistas no governo, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre a inconstitucionalidade da segregação racial nas escolas, o surgimento dos Mau-Mau na África, a descoberta dos masers de alta freqüência, a primeira bomba de hidrogênio e a televisão para todos. Quem nasceu nas décadas de 40 e 50 ou no século dezoito se interessa
por conceitos novos na área dos relacionamentos e das leis, e tem dúvidas a respeito de obrigações e necessidades. Você tem abordagens novas e sutis em relação às artes. Deseja ser humanitário, altruísta, compassivo e amante da paz, mas pode acabar sendo sem praticidade, voltado para as drogas, preguiçoso e sem força de vontade. "Ficar cada um na sua" com freqüência tem causado mais divórcios do que casamentos, mais discórdia do que união, o que é típico de Libra operando através do véu de Netuno.

NETUNO EM ESCORPIÃO
Netuno esteve em Escorpião de 1956 a 1970 e, anteriormente, de 1792 a 1806. Essa é a geração do muro de Berlim, do Sputnik, do primeiro homem na Lua, de Castro, das primeiras marchas de protesto, da guerra
do Vietnã, das marchas pelos direitos civis, dos transplantes de coração, das vacinas contra a pólio, do raio laser, dos quasares, dos hippies e da cultura das drogas. Se você nasceu com Netuno em Escorpião, é investigativo. Magnético, emocional e dotado de grandes poderes regenerativos. A intensidade com que você ataca tudo leva a novas abordagens na pintura, na literatura, na religião, na política e em todas as facetas da vida. Se Netuno estiver aflito, pode originar magia negra. obsessões, traições e práticas sexuais estranhas, principalmente se houver aspectos desafiadores com Vênus ou Marte.

NETUNO EM SAGITÁRIO
Netuno esteve em Sagitário de 1970 até 1984 e, anteriormente, de 1806 a 1820. Sagitário é o signo da abertura, da franqueza e do idealismo; Netuno nesse posicionamento está destinado a trazer à tona muitas
coisas ocultas, tais como as revelações de Watergate, acontecimentos semelhantes na Inglaterra, na França e na Alemanha (o escândalo de Willy Brandt). A descoberta de grandes subornos em negócios no exterior e a conduta antiética do mundo dos altos negócios ou dos legisladores americanos também não é de surpreender. Na virada do século dezenove, Aaron Burr foi julgado por traição; Napoleão foi exilado; o eletromagnetismo foi descoberto e foi apresentada a teoria dos números complexos. As pessoas nascidas durante esse trânsito necessitam de valores religiosos e espirituais mais elevados. Você é capaz de explorar os poderes da mente, revisar as leis existentes e buscar o significado mais profundo da vida. Tem idéias novas a respeito de educação; interessa-se pelas culturas estrangeiras e sente-se à vontade com o conceito de uma religião universal. Se Netuno estiver aflito, você pode vaguear sem rumo, não ter discernimento,
desconfiar dos outros e acreditar em falsos profetas.

NETUNO EM CAPRICÓRNIO
Netuno esteve pela última vez em Capricórnio de 1820 a 1934 e está novamente em Capricórnio de 1984 a 1998. O primeiro desses trânsitos foi a época da Doutrina Monroe, da rebelião dos escravos, do canal de
Erie e das ferrovias. Trouxe os altos-fornos, a impressão em Braille, o cimento, o fósforo de fricção, a segadeira e o trator. As pessoas nascidas naquela época sofriam uma forte influência parental e eram tradicionais, convencionais e conscienciosas. Tinham um profundo senso de responsabilidade e de autodisciplina, e tentaram aplicar toda a sua criatividade em coisas práticas e tangíveis. Quando as forças
netunianas eram mais fortes que as capricornianas, elas incorporavam a imaginação espiritual e poética a sua vida cotidiana. Presumimos que com a entrada de Netuno em Capricórnio em 1984 também haja novamente muitas descobertas práticas; talvez se aproveitem os alimentos do oceano, ou surjam novas formas de governo e novos conceitos políticos.

NETUNO EM AQUÁRIO
Netuno esteve em Aquário de 1834 a 1847, e este trânsito vai ocorrer novamente de 1998 a 2012. Aquela foi a época de Mamo, da guerra mexicana, da exploração da África por Livingston, do início do uso de anestésicos, da escassez de batata na Irlanda, da guerra do ópio na China, das leis da termodinâmica, da descoberta do urânio, do bonde, do estereoscópio e do pneumático. A combinação de Netuno e Aquário produziu pessoas de orientação social, filosófica e política. Suas atitudes distantes, combinadas com a
capacidade de entender o abstrato, resultaram em muitas abordagens novas Da arte e muitas invenções. Quando Netuno transitar novamente por Aquário, muitos astrólogos acham que poderá ser o começo dos mil anos de paz prognosticados no Livro das Revelações da Bíblia, e que a harmonia universal poderá tornar-se realidade. Esperamos que estejam certos.

NETUNO EM PEIXES
Netuno esteve pela última vez em Peixes de 1847 a 1861. Brigham Young estabeleceu-se em Utah com seus seguidores mórmons; John Sutter iniciou a corrida do ouro na Califórnia e Marx e Engels escreveram
O manifesto comunista. Foi a época do expresso Pony, do canal de Suez, do primeiro poço de petróleo comercial, da teoria da evolução de Darwin, do começo da oceanografia, do bico de Bunsen, do planador e
do alfinete de segurança. Netuno em Peixes está no seu próprio signo; esse trânsito é inspirado, espiritual, sensível e mesmo profético. Esse posicionamento indica talento para poesia e música, compreensão das pessoas necessitadas, descobertas médicas e novos conceitos culturais.

Plutão nos signos

PLUTÃO EM ÁRIES
Plutão esteve pela última vez em Áries de 1823 a 1851. Esta foi a época do pioneiro americano, da exploração do oeste selvagem, da corrida do ouro na Califórnia e da invenção do revólver Colt. Durante esse período, o primeiro diploma universitário foi concedido a uma mulher, o primeiro selo postal foi emitido e o éter foi usado como anestésico pela primeira vez. Os indivíduos nascidos com Plutão em Áries têm um tremendo desejo de proceder a reformas, uma necessidade obsessiva de poder ou de vingança — se se sentirem atacados —, grande ousadia e muito vigor. Sua imaginação não tem fronteiras, mas eles precisam de autodisciplina ou são capazes de se esgotar fisicamente.

PLUTÃO EM TOURO
Plutão esteve pela última vez em Touro de 1851 a 1883. Esta foi a época da ferrovia transcontinental, do primeiro poço de petróleo comercial, da construção do túnel Gotthard e do Canal de Suez, do começo das
empresas corporativas e da invenção do telégrafo impressor. Houve um aumento do materialismo e o florescimento da era vitoriana. As pessoas nascidas com Plutão em Touro demonstram resistência, teimosia, sensualidade, capacidade artística e necessidade obsessiva de riqueza e estabilidade. Esta necessidade foi explorada pelos ricos enquanto as classes trabalhadoras passavam por grande penúria.

PLUTÃO EM GÊMEOS
Plutão esteve pela última vez em Gêmeos de 1883 a 1913. Essa época trouxe mudanças e invenções que alteraram o nosso modo de vida. As descobertas da eletricidade, dos aeroplanos e dos automóveis  originaram novas formas de comunicação e transportes. Foi também uma época de exame da mente humana pela psicanálise e dos primeiros testes de inteligência. Foi uma era de primeiros: primeiro metrô, primeiro jornal de atualidades, primeira câmera e primeira caneta-tinteiro. Se você nasceu com Plutão em Gêmeos, é voltado para a família, mas também inquieto e impetuoso. Você procura novas maneiras de se expressar e de expandir o seu intelecto, mas também pode ser sarcástico e crítico. Depois da repressão da era vitoriana, o pêndulo se inclinou para uma sinceridade quase compulsiva.

PLUTÃO EM CÂNCER
Plutão esteve pela última vez em Câncer de 1913 a 1938. Durante esse período, o amor patriótico pelo país, inato em Câncer, transformou-se em chauvinismo e orgulho, o que acabou levando à II Guerra Mundial. Foi uma época de novos conceitos no governo, desde o New Deal dos americanos até o fascismo, o nazismo e o comunismo. Foi a época da emancipação das mulheres, da primeira mulher membro de gabinete, das pernas e joelhos de fora, de novas abordagens da criação de filhos e de novos métodos de preparo de alimentos. Se você nasceu com Plutão em Câncer, provavelmente sente grande necessidade de segurança, bem como de chegar à maturidade emocional. Esse posicionamento indica percepção social. Plutão em Câncer funciona de modo muito intuitivo e instintivo, e adora romper com as  tradições. Entretanto, também pode tomá-lo ressentido e até mórbido.

PLUTÃO EM LEÃO
Plutão esteve pela última vez em Leão de 1938 a 1957. Foi a época da II Guerra Mundial, da explosão da primeira bomba atômica (Plutão rege o poder atômico), de ditaduras em vários pontos do mundo, dos adolescentes assumindo seu lugar e da TV acessível a todos. No nível individual, se nasceu com Plutão em Leão, você tem autoconfiança e muito senso de autoridade. Tem boa capacidade para negócios e capaz de promover interesses de massa. Também pode levar à exploração sexual, à depravação sexual e ao desejo de mandar e dominar.

PLUTÃO EM VIRGEM
Plutão esteve pela última vez em Virgem de 1957 a 1971 e, anteriormente, de 1708 a 1723. Esses períodos marcaram enormes mudanças no trabalho e na industrialização. Os computadores conquistaram seu lugar, o
que mudou completamente os padrões de trabalho. Novas descobertas médicas revolucionaram a prática da medicina; a pílula anticoncepcional mudou nossa atitude em relação a sexo. A compreensão dos perigos inerentes aos aditivos nos alimentos trouxe uma volta à alimentação natural, às hortas caseiras e às vitaminas. Essa foi a época das greves de professores e alunos e das reivindicações de oportunidades iguais peias minorias raciais. Esse período também trouxe os primeiros vôos espaciais tripulados. Da última vez que Plutão esteve em Virgem, Reaumur e Fahrenheit inventaram o termômetro, uma invenção muito virginiana.
No nível pessoal, esse posicionamento toma-o analítico, inventivo, técnico e perfeccionista. Você tem habilidade em medicina, psiquiatria e negócios. Também pode ser puritano e demasiadamente crítico.

PLUTÃO EM LIBRA
Plutão entrou em Libra em 1971 e permaneceu neste signo até 1983; anteriormente, Plutão esteve em Libra de 1723 a 1737. Esse posicionamento traz novas abordagens do casamento, da justiça, da reforma das
prisões, das artes e das relações internacionais. Na sua passagem anterior por Libra, trouxe liberdade de imprensa, a primeira biblioteca pública e a descoberta do cronômetro. Se nasceu com Plutão em Libra, você ama a beleza e sente necessidade de harmonia. Seu senso de justiça e seus instintos sociais são bem
desenvolvidos. Você é adaptável e pode vivenciar um conflito entre pontos de vista opostos. Pode sentir um grande senso de responsabilidade em relação aos outros, mas ser inconstante nos seus relacionamentos diretos.

PLUTÃO EM ESCORPIÃO
Plutão está em Escorpião de 1983 a 1995; Plutão também esteve em Escorpião de 1737 a 1749. Até onde sabemos, poucas coisas aconteceram da última vez que Plutão esteve em Escorpião; não houve grandes descobertas ou guerras e revoluções importantes e também nenhum grande movimento nas artes. Entretanto, houve algumas explorações interessantes, e Bering descobriu o Alasca. A maioria dos astrólogos, no entanto, acha que a reentrada de Plutão em Escorpião vai provocar tremendas mudanças e "tumultos. Pode ser o verdadeiro início da era de Aquário; pode também assinalar o Armagedon previsto na Bíblia. Não somos nem psíquicos nem videntes, mas a nossa lógica nos diz que vai haver muitas reformas empresariais e monetárias, novas compreensões do funcionamento da natureza, abordagens médicas inovadoras
(talvez o ressurgimento da cura natural) e uma melhor compreensão do subconsciente. As pessoas com esse posicionamento são sensíveis a seu ambiente, emocionalmente intensas, curiosas a respeito do misterioso, penetrantes em tudo que fazem e, às vezes, mesmo implacáveis.

PLUTÃO EM SAGITÁRIO
Plutão esteve pela última vez em Sagitário de 1749 a 1762. Essa foi a época da publicação da primeira enciclopédia, do pára-raio de Benjamin Franklin, do início da Revolução Industrial e do império britânico na
índia. Foi um período de grande aprendizado. Muitos individualistas ferrenhos nasceram nessa época. Quando Plutão entrar em Sagitário em 1995, esperamos que vá trazer regeneração espiritual, uma nova abordagem da religião e uma volta às mais fundamentais leis da natureza. Os indivíduos com esse posicionamento têm grande necessidade de liberdade pessoal. Sua abordagem é filosófica e humana. São entusiasmados e versáteis, e têm grande fé na natureza humana. 

PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO
Plutão esteve pela última vez em Capricórnio de 1762 a 1778. Esta foi a época da Declaração da Independência americana, do Tea Party de Boston, da invenção do motor a vapor de Watt e do reinado de Luís XVI e de Maria Antonieta. A Revolução Industrial estava a todo vapor. A rigidez de muitos governos da época levou a rebeliões e levantes posteriormente. Num nível pessoal, esse posicionamento concede perseverança, ambição, eficiência na organização e habilidade gerencial. As pessoas que têm Plutão em Capricórnio são conservadoras, materialistas e espiritualmente fortes.

PLUTÃO EM AQUÁRIO
Plutão esteve pela última vez em Aquário de 1778 a 1798. Essa foi a época da revolução americana, da Constituição e da Carta de Direitos da revolução francesa, da descoberta do descaroçador de algodão, do primeiro balão e do primeiro pára-quedas. Os primeiros bancos foram abertos, e Herschel descobriu Urano. Indivíduos com esse posicionamento são intelectuais, humanitários, engenhosos, inconvencionais e adoram a liberdade. São pessoas que buscam a verdade, e sabem como comunicar seus sonhos e suas idéias.

PLUTÃO EM PEIXES
Plutão esteve pela última vez em Peixes de 1798 a 1823. Na arte e na literatura, esse período ficou conhecido como o do romantismo, e assistiu ao começo do socialismo na Europa, à adoção do Código Napoleônico e à luta pela independência no México. Mesmer fez suas primeiras experiências
no campo dos fenômenos psíquicos; Fulton inventou o barco a vapor, e foram descobertas as linhas escuras no espectro solar. No plano pessoal, esse posicionamento produz pessoas facilmente impressionáveis, compassivas, sensíveis, imaginativas e caridosas. Sua personalidade é magnética, mas elas também podem ser auto-imoladoras e às vezes mesmo mórbidas.

Todo

Quando interrogados a respeito de como os vários planetas vieram a receber o significado e as características a eles atribuídas na astrologia, a maioria dos astrólogos provavelmente dirá que essas características planetárias resultam de séculos e milênios de observação, por meio da qual conexões entre posições planetárias, eventos e características pessoais foram testadas e estabelecidas pela evidência repetida. A astrologia, porém, só pode apresentar alegações muito incertas - tanto histórica quanto filosoficamente - para o status de uma "ciência" conforme esse termo é entendido hoje em dia. De fato, no vasto campo da sabedoria e do conhecimento humano, ela ocupa uma posição muito mais importante do que a de uma ciência empírica, imatura e longe de ser exata. Defini a astrologia como uma técnica de conhecimento humano e disse que seu método essencial é partir do todo para as partes; desse modo, por exemplo, do caminho anual completo do Sol para os doze signos zodiacais componentes: do espaço que cerca o recém-nascido para as doze casas que são divisões especializadas desse espaço. Do mesmo modo, quando chegamos à análise do significado individual dos planetas na astrologia, devemos seguir o mesmo método e considerar, antes de mais nada, o sistema solar como um todo, como um organismo cósmico, onde cada planeta (e planetóide, se houver necessidade) ocupa um determinado lugar e tem determinada função. Assim como Áries e Gêmeos apresentam certas características essenciais, porque são respectivamente o primeiro e o terceiro signos seguintes ao equinócio da primavera (o início do "zodíaco natural"), assim também o significado de cada planeta - para nós, seres humanos- origina-se do lugar que ele ocupa dentro da estrutura total do sistema solar, conforme visto e compreendido pelos homens.

Ordem

Esse significado é determinado pela ordem dos planetas nas duas séries planetárias que se estendem da Terra para o Sol e da Terra para o espaço exterior da galáxia. Assim, a importância astrológica de Vênus é uma conseqüência do fato de que ele é o primeiro planeta na série que vai em direção ao Sol; enquanto Marte, sendo o primeiro planeta na seqüência planetária que vai em direção aos espaços galácticos foi, por isso mesmo, contemplado com um poder oposto e complementar. Depois de Vênus, na direção do Sol, está Mercúrio. Esse fato serve para estabelecer as características fundamentais de Mercúrio; ao passo que o cinturão de asteróides que separa Marte de Júpiter e de Saturno estabelece uma distinção básica entre ele e os dois gigantes do sistema solar.
O tamanho do planeta, as peculiaridades dos seus movimentos, o número e as peculiaridades dos movimentos dos seus satélites também fornecem grande ajuda para a nossa compreensão da "função" do planeta dentro do sistema solar - conforme nós a experimentamos. Os significados essenciais e os atributos característicos de todos os planetas (mesmo os descobertos muito recentemente) derivam de todos esses
dados e são obtidos por meio de um processo dedutivo, que é uma expressão da capacidade de "conhecimento funcional", que eu já descrevi como sendo a mais notável manifestação de sabedoria astrológica.

diversas cores na luz solar

A ação dos planetas talvez possa ser simbolicamente mais bem ilustrada pela ação do prisma que separa as diferentes cores contidas na luz solar e as espalha no espaço de acordo com um padrão definido (o espectro da luz solar). As órbitas quase concêntricas dos planetas agiriam como uma rede de difração (um instrumento que pode tomar o lugar de um prisma na física) que dispersa ou diferencia a luz solar, decompondo-a em seus elementos energéticos. Desse modo, cada planeta corresponderia a uma certa cor do espectro, em conformidade com seu lugar na "rede" do sistema solar. Ao que parece, todavia, não podemos usar essa analogia para relacionar cada planeta a uma
determinada cor, visto que a seqüência planetária não segue a escala das cores.
Pelo fato de tal interpretação da função dos planetas na astrologia ser bastante abstrata, o astrólogo tem sido mais ou menos obrigado a falar em termos semi-mitológicos e a fazer de cada planeta uma entidade com poder de "influenciar" as mentes humanas e os organismos terrenos - na verdade, uma espécie de Deus. Contudo, chegou a hora de todas as pessoas racionais, interessadas na astrologia, pedirem uma interpretação que considere os planetas não como Forças isoladas, que determinam boa sorte ou tragédia para os homens, mas como um grupo de fatores - uma instrumentação coletiva - que toma o complexo, porém latente, poder da luz do Sol que diferencia e espalha na forma de raios coloridos, com cada um deles desempenhando uma função particular no corpo e na psique dos seres humanos. Os planetas não são os "raios", mas os indicadores do processo, diferenciador da luz solar em "raios" ou modos de força orgânica em atividade. 

Classificação

Esse processo de diferenciação, portanto, de focalização sobre as várias partes do organismo vivo (produzido pela força geradora da Lua) pode ser dividido em várias fases. O caráter dessas fases é revelado simbolicamente através das diversas maneiras como os planetas podem ser dispostos em pares ou unidos em grupos. E é só quando se compreende plenamente os vários tipos de relacionamento interplanetário que o significado astrológico de cada um e de todos os planetas se torna uma realidade viva na consciência do astrólogo.
Num tipo de relacionamento interplanetário, dispõem-se os planetas aos pares por suas posições nas duas séries que, partindo da Terra, caminham em direções opostas: portanto, Marte e Vênus, Júpiter e Mercúrio e mais o Sol exterior (que nesse caso poderia ser simbolizado por um planeta intramercurial: Vulcano). Essa união aos pares é muito significativa - porém menos na forma popular, na qual Marte representa o pólo de sexualidade masculino e Vênus o feminino, do que no sentido mais profundo do equilíbrio universal entre as forças centrífuga (Marte, como cabeça da série exterior de planetas) e centrípeta (Vênus, como cabeça da série interior, dirigida ao Sol). De fato, o significado da polarização Marte-Vênus é o significado de "para fora" e "para dentro"; essas duas direções de crescimento ou desenvolvimento são encontradas onde quer que haja vida e consciência.
O primeiro fato a ser considerado no estudo dos planetas é o de haver uma específica polarização dupla do potencial básico solar; Marte e Vênus são as expressões mais elementares e pessoais desse fato. Representam a percepção da dualidade mais intimamente conhecida por um ser humano. Tal percepção, todavia, não chega a um ser humano em conseqüência de sucessivas mudanças de uma polaridade para outra. Não se trata da percepção disto e em seguida daquilo, mas sim disto e daquilo - ambos ao mesmo tempo. No reino da geração lunar há uma alternação de polaridade: um tipo de atividade segue o outro periodicamente. Mas, quando lidamos com o reino dos planetas, ocupamo-nos com modos de atividades simultâneos.O mundo lunar é o mundo da continuidade, da dualidade experimentada em fases sucessivas. O mundo planetário é o reino da "múltipla integração funcional"; os planetas operam durante todo o tempo, muito embora a intensidade relativa das atividades deles seja constantemente modificada (sendo isso mostrado, na astrologia, por suas "dignidades", isto ê, por suas posições nos signos zodiacais e nas casas).
Essa diferença entre os reinos lunar e planetário é de importância capital. Onde a sucessão de mudanças no processo da vida é o fato básico, a consciência está sujeita ao tempo. Mas, onde a simultaneidade de expresso existe - onde um fator cresce ao mesmo tempo que outro diminui e todos os fatores se equilibram e se interpenetram mutuamente, de mil maneiras - então, a consciência é capaz de se perpetuar e de estabelecer seu próprio veículo permanente de expressão. Em tal veículo, a personalidade individual de um homem ou de um grupo de homens é conservada, mantida e reproduzida.
Quando um grupo de homens é envolvido, esse veículo de expressão é urna "cultura" e também o resultado das criações inspiradas pela reação típica do grupo às experiências da vida. No caso de um indivíduo isolado, a personalidade dessa pessoa pode ser imortalizada dentro do "corpo espiritual", que pode ser considerado uma teia planetária de energias solares estabelecida no nível da mente dinâmico-criativa, de 
que falam místicos e ocultistas. Nesse nível de existência planetária pura, livre das mudanças das marés do mundo lunar, o espírito solar se expressa através de uma organização ajustada de forças planetárias criativas - através da "fraternidade universal" dos planetas.

Sabedoria

É possível adquirir conhecimentos sem uma pesquisa sobre a natureza do assunto que se vai estudar ou do propósito do estudo, mas a sabedoria sempre se esquivará do homem que se contenta com a acumulação de fatos e dados técnicos. A sabedoria é baseada no conhecimento utilizável - e no seu uso significativo. Uma abordagem sem objetivo da astrologia, ou uma abordagem baseada na simples curiosidade pessoal, deverá ser transformada no reconhecimento sincero da natureza e da meta dessa ciência, para que o seu estudo possa orientar o homem no sentido de uma compreensão mais profunda da natureza dele e de todas as manifestações de vida. Todo estudante - por mais despreocupado que seja em seu estudo - deverá perguntar honestamente a si mesmo: o que a astrologia significa para mim? Qual o meu objetivo ao procurar conhecê-la mais a fundo?



Libra

Seu Signo - Libra (23 de setembro - 22 de outubro).
Libra é o signo do casamento e das sociedades. Acima de tudo, os librianos buscam a harmonia. Sua maneira de encarar a vida é essencialmente intelectual e têm grande poder de concentração. Librianos procuram sempre agradar e são muito populares. Essas pessoas têm uma necessidade íntima de serem aceitas pelos outros. É bastante fácil para os nativos de Libra adaptar suas opiniões, necessidades e ambições às dos outros, sendo ótimos mediadores. Eles buscam constantemente o equilíbrio, e seu meio para alcançar isso são as parcerias, profissionais ou afetivas. Sua capacidade de avaliar os vários aspectos de uma questão e seu forte senso de justiça fazem com que seja difícil para os librianos tomar decisões ou assumir compromissos. A capacidade dos librianos de serem amigos de todos pode às vezes parecer hipocrisia. Eles estimam mais o tato do que a honestidade. Eles também podem ser totalmente indecisos, e o amor pelas coisas boas da vida pode torná-los preguiçosos e hedonistas. Os librianos são propensos a seguir carreiras em Direito, relações públicas e diplomacia. Nessas áreas, podem usar seu notável intelecto e sua capacidade de avaliação, sendo capazes de estabelecer vereditos de modo imparcial e objetivo. Os
nativos de Libra também podem sentir-se atraídos por carreiras artísticas ou pela venda de artigos de luxo, graças ao seu apurado senso estético. No casamento, a capacidade natural dos librianos para a conciliação e o compromisso é uma grande virtude. Saberão criar um lar pleno de harmonia. Cultivar algumas características de Áries, seu signo oposto, como a impulsividade e a coragem, permite aos librianos abordar a vida com mais propósito e honestidade nos relacionamentos.

Silêncio