Esse significado é determinado pela ordem dos planetas nas duas séries planetárias que se estendem da Terra para o Sol e da Terra para o espaço exterior da galáxia. Assim, a importância astrológica de Vênus é uma conseqüência do fato de que ele é o primeiro planeta na série que vai em direção ao Sol; enquanto Marte, sendo o primeiro planeta na seqüência planetária que vai em direção aos espaços galácticos foi, por isso mesmo, contemplado com um poder oposto e complementar. Depois de Vênus, na direção do Sol, está Mercúrio. Esse fato serve para estabelecer as características fundamentais de Mercúrio; ao passo que o cinturão de asteróides que separa Marte de Júpiter e de Saturno estabelece uma distinção básica entre ele e os dois gigantes do sistema solar.
O tamanho do planeta, as peculiaridades dos seus movimentos, o número e as peculiaridades dos movimentos dos seus satélites também fornecem grande ajuda para a nossa compreensão da "função" do planeta dentro do sistema solar - conforme nós a experimentamos. Os significados essenciais e os atributos característicos de todos os planetas (mesmo os descobertos muito recentemente) derivam de todos esses
dados e são obtidos por meio de um processo dedutivo, que é uma expressão da capacidade de "conhecimento funcional", que eu já descrevi como sendo a mais notável manifestação de sabedoria astrológica.