Idealização, visualização, imaginação

Para reagir a Netuno, é necessário adquirir algum grau de consciência espiritual, pois as condições físicas do mundo que nos rodeia muitas vezes deixam a desejar. Netuno ensina que a beleza está nos olhos de quem vê, e nos exorta a focalizar todos os seres em sua plena potencialidade — apesar de sua forma atual. Em todos os seres existe uma beleza inerente que não deve ser esquecida, a despeito de sua manifestação física.
É neste ponto que a imaginação tem um importante papel a desempenhar, evocando imagens e esboços dos nossos ideais que, por estarem presentes na mente, chegam mais perto da concretização. Não se trata de fechar os olhos ao negativismo, nem de comportar-se como um tolo crédulo que se toma vítima das pessoas inescrupulosas. A visão cor-de-rosa de Netuno, naturalmente, precisa incorporar os fatos concretos antes de ser tomada qualquer atitude ou decisão — nesse particular, Netuno não oferece margem de segurança sem a discriminação de Virgem, signo oposto a Peixes. Entretanto, o esforço consciente da mente pode deixar de lado o negativismo e substituí-lo por imagens elevadas.
A mente tem uma influência todo-poderosa; o que hoje é produto da imaginação será a realidade do futuro. Quando a mente se detém na beleza, o que encontra é beleza; mas quando se concentra na feiúra, é isso o que a espera.
Chegar a ver a beleza do todo não significa necessariamente deixar de ver o que há de bom em nós — tornar-se autocrítico ou autodepreciativo — , da mesma forma que Urano não nos pede para menosprezar nosso papel vital dentro do todo. Porém, assim como Urano ensina a dimensionar corretamente a noção de importância pessoal, Netuno pode ajudar a ter senso de perspectiva em relação com as virtudes pessoais. Se alguém estiver lidando com Netuno e perder de vista a noção do valor que tem, é porque, decididamente, não entendeu a mensagem de Urano: cada roda da engrenagem é essencial para o funcionamento do todo.
Enquanto Vênus aprecia a beleza de um modo puramente subjetivo, restrito como está às limitações do ego, Netuno pode nos abrir para a experiência de uma alegria global que abrange a soma de todas as partes do todo e é, assim, universal. Quem desfruta de uma apurada sintonia com a energia de Netuno tem acesso à fonte da beleza universal, origem de toda inspiração musical e artística. A senha para se chegar a essa fonte é a capacidade de ver beleza em tudo, e a capacidade de demonstrar amor altruísta. Pode-se fazer uma comparação com a função de Urano, como guardião da fonte de conhecimento universal, cuja senha é aceitação de todas as partes que compõem o cosmo e senso de humildade pessoal.