Saturno

Saturno é quem governa esse mundo. Tudo o que ocorre precisa da força e aprovação deste astro, que está em toda parte da matéria e nas pessoas é exatamente a força do trabalho que mantém tudo o que acontece. O tempo é eterno e este crônos, deus grego também chamado de saturno, aquele que é o senhor do tempo, que castrou o céu para que  na terra houvesse vida em equilíbrio. Vemos em toda parte o trabalho, a responsabilidade, a necessidade de sobrevivência que fala mais alto do que qualquer ideologia. Isto é a força de saturno, é a força que move, constrói o mundo, fundamenta as construções, cristaliza aos pedras, é assim que tudo ocorre. Todos os valores da sociedade estão em constante obediência ao tempo, à autoridade, ao governo maior, o senhor do mundo, do destino , do karma, da força do corpo. Sobrevive com persistência, seriedade, frieza. Saturno está na vida de todos e todas as pessoas precisam dele. Outros planetas posteriores tentam amolecer saturno, mas essa relação faz com que as outras energias do mapa fiquem saturnizadas e também o próprio saturno tem que tolerar e lidar com estas energias, assim ocorre lentamente a evolução. A transformação vem, mas sabemos que ela é muito lenta e precisa ser, pois só se constrói o novo verdadeiramente sobre alicérces fortes, firmes e reais.
A realidade está ligada fortemente a saturno, a matéria, o signo de capricórnio é governado por esse planeta e apresenta muito de suas características.
Uma pessoa saturnina poderá  mostrar muito de saturno  no caráter, ou em algum setor da vida, seja ela de capricórnio ou não. A personalidade é moldada pelos doze signos da mesma forma que também todos os setores da vida tendem a mostrar aspectos astrológicos de um setor do zodíaco.
Os  governantes são servos de saturno,  da necessidade de segurança, individualismo, trabalho, visão parcial, mas é assim  que as coisas são construídas, enquanto que o parlamento recebe mais energia de urano, muito criativo, diferente e até rebelde. O coletivo mundano apresenta todas essas forças naturais, que são referentes aos astros e também estão embutidas na memória arquetípica da humanidade, assim as forças retornam num ciclo ao homem e aos acontecimentos, renovando e também gerando novas realidade de combinação energética a qual sintoniza-se com tudo que ocorre ao mundo.