ego e superego

A personalidade de uma pessoa é nobre, justa e digna quando manifesta a espiritualidade, não caindo na armadilhas dos dois arque-inimigos da humanidade, são eles o ego e o superego. 
O ego é uma falsa identidade, um caráter ilusório criado pela mente e pela imaginação. Este ego tenta assumir o lugar do verdadeiro Eu, o verdadeiro caráter que existe no íntimo da pessoa. Alguém que possui uma mente iluminada compreende o seu papel no mundo e não se engana com essas identificações. A tendência do ego é de separar, criar diferenças e se sentir único. O ego possui natureza quente, sente ira, é furioso, egoísta, só consegue ver o seu lado na questão, é dominador, arrogante, prepotente, violento, irônico, sarcástico, cruel, tem ações impuras, cria problemas para toda a sociedade e não se encara a si mesmo.
Existe um outro tipo de comportamento chamado superego, é o oposto do ego, mas é também muito negativo e perigoso. É aquele tipo medroso, preconceituoso, frio, fofoqueiro, inibido, tímido, mal humorado, indiferente, obedece regras e tradições e não pensa na opinião alheia, é separatista, crítico, detalhista, invejoso, mentiroso, não gosta de dialogar, é muito apegado ao passado, a vícios, possui maus hábitos, desejos impuros, imaginação maliciosa. O superego é feito de condicionamentos adiquiridos nos ambientes em que se frequenta, através das más companhias, filmes, livros, programas de televisão e outros.
Esses dois tipos de comportamento são a causa de todo mal que existe no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário